sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Como usar óleos essenciais




Há vários modos de seu usar óleos essenciais e aproveitar as fantásticas propriedades curativas e anti-sépticas que eles têm para nos oferecer.


Veja algumas dicas de como usar os óleos!





Massagem

Escolha o óleo vegetal de acordo com seu tipo de pele, e até 3 óleos essenciais de acordo com a finalidade desejada.

Para 30 ml (3 colheres de sopa) de óleo vegetal, que é o suficiente para aplicação no corpo todo, adicionar até 20 gotas de óleo essencial combinado. Pode também adicionar o óleo essencial directamente ao frasco do seu óleo ou creme de massagem! 





Cremes ou pomadas medicinais

Aliando o poder medicinal de certas plantas ao dos óleos essenciais podemos criar produtos de cura poderosos para os problemas da pele, músculos, circulação etc. Adicione 5-10 gotas de óleo essencial ao seu creme diário ou na criação de pomadas medicinais e verá a diferença! 





Banho de Imersão (Banheiras)

Num recipiente dilua os óleos essenciais em óleos vegetais ou álcool etílico (vai usar apenas um pouco, cerca de 1 colher de sopa numa banheira inteira). Adicione de 5 a 10 gotas de óleo essencial total, e pode misturar até 3 tipos de óleos essenciais.

Se não tiver banheiro pode deixar cair umas gotas de óleo essencial num pequeno recipiente com óleo base ou alcool que fique perto da banheira. Com o vapor do banho os voláteis do óleo essencial vão começar a difundir-se pelo ar. No final pode aumentar este poder curativo utilizando um óleo de massagens com óleos essências quando o corpo ainda esta húmido.





Inalações

Colocar 3 a 5 gotas de óleo essencial num recipiente com água quente, cobrir a cabeça com uma toalha,  fechar ou proteger os olhos com uma máscara apropriada. Inalar o vapor por alguns minutos.

Pode também adicionar 2 gotas de óleo essencial a um pouco de algodão e ir inalando ao longo do dia. Guarde o algodão num saco fechado para não perder o aroma. 





Compressas

Adicione 5 a 6 gotas de óleo essencial num recipiente com 1 L de água e uma colher de sopa de álcool  Vá molhando as compressas e use na parte do corpo que necessita de cura. Pode também diluir os óleos essenciais num óleo base e utilizar da mesma forma. 

As compressas devem ser frias para áreas inchadas e contusões; quente para áreas doridas; morna para tratamentos da pele em geral. 






Aromatização Ambiental

Difusores eléctricos ou cerâmicos com vela ou até sprays ambientais. Para um espaço de 20 m2 coloque um pouco de água no difusor e adicione 5 a 10 gotas de um mesmo óleo essencial ou até 3 no total.

No Spray (ou por exemplo um pulverizador de plantas) coloque 3 colheres de sopa de álcool etílico ou vodka, 100 mL de água e adicione até 20 gotas dos óleos essenciais desejados. Agite muito bem antes de usar.







Puros  

Existem poucos óleos essências ( um dos quais é a alfazema) que podem ser utilizados de forma segura quando aplicados puros com cotonete em pequenas áreas: espinhas, picadas de insectos, pequenos cortes, etc.





Quer saber mais sobre óleos essências e como estes produtos podem ajudar na sua saúde e bem estar?


 


Veja os nossos cursos em


www.Sabedoria-Natural.com



Sem comentários:

Enviar um comentário