terça-feira, 2 de outubro de 2012

10 Coisas que Deve Saber Sobre Óleos Essenciais







.   Os óleos essenciais não são realmente óleos. Os óleos são constituídos principalmente por gorduras, o que não acontece com os óleos essenciais. Óleos essenciais são substâncias líquidas aromáticas de compostos voláteis extraídos de plantas, com uma constituição complexa que inclui vários compostos químicos. Estes óleos são constituídos por uma componente volátil, não solúvel em água mas solúvel em álcool e gorduras.


.   A maioria dos óleos essenciais tem propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais.  Isto torna-os um excelente complemento para as preparações de limpeza caseiras, desinfeção durante surtos de gripe, limpeza de feridas etc. Óleos que são melhores para limpeza são: limão, toranja, eucalipto, hortelã-pimenta, tea tree, lavanda e alecrim.


· Os óleos essenciais são moléculas pequenas que podem ser absorvidas pela pele, quando diluídas num óleo base - são perfeitos em cuidados pessoais destinados a curar, suavizar e nutrir a pele. No entanto, não se acumulam no organismo, sendo por isso bastante seguros para a saúde. Este também provado que além das propriedades curativas físicas, têm um efeito sobre o cérebro, alterando o nosso humor e deixando-nos mais positivos em relação à vida.


· Essências aromáticas e óleos essenciais não são a mesma coisa. Como regra geral, se encontrar a palavra "perfume" ou "fragrância" pode concluir que esse produto é sintético e não natural (Mesmo que ele diga fragrância natural). Deve comprar sempre óleos essenciais puros em lojas de qualidade.


· Os óleos essenciais puros nunca têm o mesmo preço. Se encontrar numa loja “óleo essencial de limão” ao mesmo preço do “óleo essencial de rosa” está perante uma falsificação. A dificuldade, técnicas e material necessário para extrair diferentes óleos essenciais varia, assim também varia o seu preço final. Não pense que por ser mais caro, um óleo essencial é melhor, o preço varia com a dificuldade de extrair o óleo essencial.


· A maioria dos óleos essenciais nunca deve ser utilizada sem estarem diluídos. Em vez disto, eles devem ser combinadas com "bases" (ou transportadores), que são ceras, óleos, cremes, álcoois, ou outras formas de diluição. Os óleos não diluídos quando utilizados sobre a pele podem provocar queimaduras.


· Alguns óleos não devem ser utilizados em mulheres grávidas e crianças. As crianças têm uma pele mais sensível e podem sofrer queimaduras mesmo com os óleos diluídos. Geralmente a dosagem para crianças é metade da dos adultos. O tratamento de grávidas com óleos essenciais deve ser sempre acompanhado por um profissional competente.


· Os óleos essenciais não devem ser ingeridos. Alguns óleos essenciais podem ser usados ​​em segurança utilizando pasta de dentes, elixires etc., mas é geralmente aceite que não há necessidade de tomar óleos essenciais internamente. Isto pode acontecer, existem várias receitas que recorrem ao poder dos óleos essenciais, mas devem ser sempre aconselhadas e seguidas por um profissional competente.


· Os óleos essenciais devem ser mantidos em frascos de cor, longe do sol. O sol pode reduzir ou eliminar as propriedades medicinais dos óleos essenciais. Guarde os seus óleos longe da luz e de fontes de calor.


· A validade dos óleos essenciais varia. A maioria dos óleos essenciais puros tem um prazo de validade de 5 a 10 anos, mas óleos cítricos (limão, laranja etc.) podem ter um prazo mais reduzido. Veja sempre o prazo de validade no seu frasco, mas confie no seu instinto.





Óleos Essenciais de Começar




Gostava de começar a criar os seus produtos em casa? Aqui ficam algumas ideias de óleos essenciais onde pode começar a investir.



Menta/ hortelã (bom para protetores de lábios, pele oleosa ou com acne e produtos de limpeza)

Alecrim (bom para o cabelo, peles oleosas e produtos de limpeza)

Laranja (bom para todos os tipos de pele e muito reconfortante em sprays para crianças)

Rosa gerânio (bom para todos os tipos de pele, criação de perfumes e para uso em cremes hidratantes caseiros)

Tea Tree (ótimo para a cura de feridas, excelente antimicrobiano para limpeza da casa, para caspa, pele oleosa)

Lavanda / alfazema (ótimo para todos os tipos de pele e cabelo, para produtos de relaxamento ou para dormir e produtos de limpeza)

Limão (ótimo para levantar o humor, preparações para limpeza, e com moderação em tónicos e produtos para pele oleosa)

Camomila (excelente para eczemas e problemas de pele, escaldões de verão e para produtos de relaxamento)









1 comentário:

  1. Quiz adquirir o produto mas nao achei a data de validade óleo essencial Gurunanda a marca.Como saber a validade? Agradecida.

    ResponderEliminar