quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Camomila (Matricaria chamomilla)




Nome científico: Matricaria recutita L. ; sin.: Chamomilla recutita (L.) Rauschert; e Matricaria chamomilla L.

Família: Asteraceae

Nomes populares: camomila, matricária, camomila comum, camomila alemã, macela

Parte utilizada: Inflorescências

Forma de uso: infusão, macerado em álcool (tintura) ou óleo e em aromaterapia

Toxidade: baixa



Usos terapêuticos:

Uso medicinal - É utilizada principalmente para o sistema digestivo, especialmente se existirem espasmos, e para o sistema nervoso. Tem efeitos anti-inflamatórios, antissépticos, sedativos e cicatrizantes. Usado em colites, bronquites, situações febris. É utilizada externamente para inflamações e irritações da pele e das mucosas, como gengivite e aftas. Usado em inalações para problemas do aparelho respiratório.


Homeopatia – usada para a dor de dentes, especialmente em crianças. Trata efeitos de raiva excessiva ou efeitos prejudiciais da cafeina.


Cura emocional - Camomila trabalha principalmente com o chakra do plexo solar. É muito bom para crianças ou adultos que fazem birras ou têm um temperamento volátil, expressam raivas relacionadas com medos e inseguranças interiores. A camomila acalma, relaxa e centraliza a pessoa, dando uma sensação geral de bem-estar, carinho, nutrição e segurança. É boa para as pessoas que se sentem carentes emocionalmente, mal-amadas ou sofreram perdas recentemente. Pode ser utilizada para combater ataques de pânico e problemas menstruais nas mulheres.


Aromaterapia – os principais constituintes químicos do óleo essencial são o bisabolol, camazuleno, ácidos fenólicos, taninos e flavonoides, apresentados num óleo ligeiramente azulado. Tem efeito analgésico, anti-inflamatório, antisséptico, antiespasmódico, bactericida, carminativo e cicatrizante.  Pode ser usada para problemas de pele, como eczemas, acne ou cortes, mas sempre diluído.




Fontes:

HerbMentor – HERBALPEDIA

Botanical.com

Plantas e Produtos Vegetais em Fitoterapia – Gulbenkian

Essential aromatherapy

Sem comentários:

Enviar um comentário