segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dr. Edward Bach e os primeiros florais


 


Este notável médico inglês nasceu em setembro de 1886, em Moseley, um povoado perto de Birmingham, na Ingalterra. Desde criança demonstrou grande amor pela natureza, forte poder de concentração, excelente humor, profunda intuição e sensibilidade. Já em idade escolar, decidiu seguir a carreira médica.

Aos 20 anos ingressou na Faculdade de Medicina de Birmingham. Especializou-se em bacteriologia, imunologia e saúde pública. Durante a I Guerra Mundial trabalhou muito, cuidando de mais de 400 doentes no Hospital Universitário.

Nesta época, o Dr. Bach observou como os pacientes reagiam diante da doença e como esta reação tinha influencia na recuperação. Percebeu que o mesmo tratamento nem sempre curava o mesmo problema; que remédios eficazes para certas doenças não curavam outras e que pacientes com temperamento parecido costumavam melhorar com o mesmo remédio.



Concluiu então que no tratamento de doenças, a personalidade e a forma como os pacientes reagiam ao sucedido tinha mais importância que o corpo físico.






Antes de se dedicar ao estudo dos remédios florais, o espírito investigador do Dr. Bach levou-o a descobrir uma vacina para doenças crônicas. Tentava aperfeiçoar esta vacina quando, em 1917, adoeceu gravemente. Embora operado, os médicos deram-lhe apenas três meses de vida. Para terminar a sua pesquisa, abandonou o hospital antes de lhe ser dada alta, fechou-se no seu laboratório e trabalhou dia e noite.

Depois de algum tempo, ele percebeu que estava totalmente curado. O Dr. Bach concluiu que um interesse absorvente, um grande amor ou um objetivo são fatores decisivos para a saúde e felicidade do homem. Ele experimentou pessoalmente a importância do equilíbrio emocional na cura das doenças.

Em 1919, passou a trabalhar como patologista e bacteriologista no Hospital Homeopático de Londres. Entusiasmou-se pela homeopatia, onde encontrou muitas semelhanças com suas ideias e observações. Aprofundou os seus estudos da obra de Hannemann, o fundador da homeopatia, e decidiu preparar as suas vacinas de acordo com as técnicas homeopáticas, criando vacinas orais, que tiveram ampla aceitação no meio médico.

Em 1929, aos 43 anos de idade, o Dr. Bach era respeitado pelos médicos de toda a Europa. Tinha todo sucesso profissional como clínico e investigador, mas obedecendo à sua intuição, abandonou as atividades na cidade e partiu para o campo (Mount Vernon), em busca de novos remédios.



Da natureza, a cura

Dr. Bach procurava na natureza um remédio que pudesse elevar as vibrações da personalidade, a fim de corrigir o conflito entre o Eu Superior e o Eu Inferior, que gera distúrbios e desequilíbrios da homeostase no homem.

Bach era uma pessoa muito sensível capaz de sentir reações físicas e emocionais quando se aproximava das plantas, e com esta habilidade e a sua determinação interior passou a pesquisar as essências florais em 1930, com foco na sua própria busca de autoequilíbrio. Posteriormente passou a utilizar as tinturas vibracionais com outras pessoas, realizando gratuitamente seus atendimentos. Nesta época mantinha um ambulatório próprio onde atendia pessoas carentes, mas mantinha também o seu consultório, que era bastante reconhecido.

Assim, ao longo de seis anos, sintetizou o sistema com 38 Essências Florais, sendo uma ambiental, preparada da água pura de uma fonte (Rock water) e uma fórmula de emergência com cinco flores. Neste período, ele ia frequentemente a Londres, para deixar na Nelson’s os florais para os seus pacientes (farmácia homeopática atualmente com mais de 140 anos de história).

Quando verificou a eficácia dos medicamentos e compreendeu a ajuda que poderiam dar à humanidade, em 1936, disse a um de seus colaboradores: “A minha tarefa está cumprida, minha missão nesse mundo está terminada”. Poucas semanas depois, morreu durante o sono. Deixou um conhecimento profundo e simples, a ponto de permitir a automedicação e a prescrição por leigos.



O Dr. Bach pesquisou remédios com o desejo que estes pudessem ser utilizados por todas as pessoas de forma simples, para que elas mesmas pudessem cuidar de si a partir da auto-observação.




 Depois de sua morte em1936, o Bach Centre em Inglaterra continuou a preparar as essências florais (Bach ™ Flower Remedies), que são utilizadas em mais de 60 países conforme os critérios estabelecidos pelo Dr. Bach.

Nos últimos anos, a iniciativa consistente e bem organizada dos praticantes permitiu aprofundamentos sobre as formas de utilizar as essências vibracionais. O grande número de experiências bem-sucedidas e a sua divulgação resultaram no surgimento da Terapia Floral. O sistema floral de Bach™ foi citado pela Organização Mundial de Saúde como sistema complementar e alternativo de tratamento.

Na década de 80 inspirada pela experiência e propósito de Bach, surgiram muitos outros terapeutas a criarem os seus próprios sistemas, um pouco por todo o mundo, fazendo com que atualmente existam mais de uma centena de sistemas florais.



Bach Centre em Inglaterra



Em breve mais artigos sobre os Florais de Bach




Para saber mais consulte os nossos cursos:





Sem comentários:

Enviar um comentário