quarta-feira, 5 de setembro de 2012

7 formas simples para reduzir a ansiedade




Sempre que passamos por processos de limpeza ou desintoxicação é normal que todas as velhas emoções que nos causam dor e ansiedade voltem ao de cima.

A tendência natural é para parar e desistir, a dor é tão grande e, afinal, a vida já é tão stressante porque é que nos vamos colocar nesta posição? Quando sentires que estás a desistir, pede apoio de um grupo, amigo ou familiar. Partilhar as experiências ajuda-nos a ultrapassa-las de uma forma muito mais suave.




Até lá, ficam aqui algumas dicas simples para utilizar quando o stress, a dor e a ansiedade estão a tomar conta das nossas vidas.




Andar e passear!

Nem que seja por alguns minutos, sai de casa e dá umas voltas ao quarteirão. Quando andamos, especialmente perto da Natureza, os nossos níveis de stress reduzem-se e conseguimos colocar as ideias no lugar. Por vezes aparecem soluções que sempre estiveram lá, mas na nossa confusão não a conseguimos ver.

Se não puderes sair de casa, abre a janela e deixa o ar fresco entrar. Sente a natureza, olha para o céu e respira fundo!








Meditação ou Oração

Nem todos temos uma prática religiosa ou espiritual diária. Mesmo que as nossas crenças não incluam uma ideia de "Deus" ligada a religiões organizadas, o poder da oração/meditação está sempre disponível para nós.

Para isto basta que nos sentemos confortavelmente, colocar uma musica calma, talvez acender uma vela ou pau de incenso e deixar-se estar. Este é o tempo para ti e para aquilo que está AGORA à tua frente. Deixa todos os problemas, dores e perdas de lado, apenas por alguns minutos. Faz aquilo que o teu coração pedir, seja orar, cantar, entoar poemas....deixa que o corpo se expresse. Chora se sentires que isto ajuda na libertação. Não restrinjas nem limites.

Usa também a técnica da respiração, respira lentamente e de forma profunda....concentra a energia na respiração e não dês importância aos pensamentos que aparecem. Deixa-os ir....deixa-os voltar, e ir novamente. Em poucos minutos, a calma renasce!

No final basta agradecer ao Divino, ao Universo (ou qualquer outro nome que escolher) e sorrir.






Espaço de Paz

Devemos ter sempre à sua volta cores, objectos ou plantas que nos  tragam paz e serenidade. Podem ser quadros com figuras de anjos ou cores suaves, lembranças de alguém que amamos, fotos, musicas ou cristais.

Deixa que o teu espaço seja (ou contenha) um refugio de paz sempre que sentires a ansiedade a crescer. Podes ter estes espaços espalhados pela casa ou até no escritório. Por vezes um cristal de cor suave ou uma planta podem fazer toda a diferença.

Escolhe por ti. Se sentires que a cor violeta é calmante, usa-a. Se sentires que os cactos te trazem serenidade, coloca-os na tua secretária....segue sempre a tua intuição.







Beber um chá/infusão 

Algumas plantas são conhecidas pelos seus efeitos calmantes, mas na verdade, qualquer chá/infusão que nos "chame" terá um efeito calmante e benéfico em situações de stress.

Plantas com efeitos calmantes são por exemplo, rosa, camomila, flor de laranjeira, calêndula, passiflora, erva cidreira.... podes fazer uma mistura de várias ervas (que alem de divertido é bastante terapêutico) ou escolher apenas uma.
No final coloca um pouco de mel, açúcar ou bebe como está!


´


Aqui está a minha receita Anti-stress favorita!  

Usa as proporções em baixo ou aquelas que sentires que são as ideais, faz experiências com os chás, é divertido!

  • Camomila          
  • Rosa                  
  • Erva-Cidreira     
  • Cardomomo (ou canela) 






Divirta-se

Durante alguns minutos faz uma coisa divertida...pode ser um jogo no Facebook, ler um livro, ver uma série ou ler um blog. Não te preocupes, depois tens tempo para resolver tudo o resto que ficou pendente. Durante este tempo diverte-te e vais ver que a resolução de problemas depois torna-se muito mais simples e rápida.

Apetece-te ouvir musica, dançar ou gritar? Fecha a porta e liberta essa energia! Vais ver que te sentes muito melhor depois....experimenta ouvir a musica em baixo e depois vê como te sentes ;)







Cuida de ti


Para um pouco....pensa e medita sobre o assunto que vamos tratar. Quando é que foi a ultima vez que o teu bem estar ficou em primeiro lugar no calendário de afazeres diários?

Se não estivermos bem, não nos podemos ajudar a nós nem a ninguém, muito menos aqueles que amamos....por isso, cuida de ti!

Cuidar de nós pode ser tão simples como oferecer-se a si mesma uma massagem, terapia ou uma ida ao spa. A sua saúde mental depende do descanso, relaxamento e cuidado que lhe oferecemos. Se estás sempre ocupada com o trabalho, os filhos, o jantar e tudo o resto....não consegues manter a energia do corpo e da alma que necessitas para todos estes afazeres.

Por isso lembra-te, encontra uma forma de cuidares de ti :)






Alimentação saudável 

Uma das principais causas de stress, ansiedade e outros problemas de saúde é a alimentação moderna. Aquilo que comemos tem excesso de gorduras, açúcar, sal e outras toxinas.

Muda aos poucos a tua alimentação, começa por cortar nos enlatados, comida feita ou congelada pré-cozinhada. Cuida de ti e da tua família cozinhando algo especial, cheio de amor.

Introduz aos poucos mais legumes e frutas frescas, de preferência crus ou pouco cozinhados para manterem intactas as propriedades medicinais.
Reduz o consumo de carnes gordas e carnes vermelhas, apostando no peixe, carnes brancas (peru e frango por exemplo) e até substituindo a proteína animal por proteínas vegetais, como os frutos secos, leguminosas (feijão,soja, grão etc.) ou produtos vegetarianos como o seitan ou tofu.

Começa aos poucos, não temos que mudar tudo de uma vez. Por exemplo, hoje podes experimentar criar um simples batido de fruta com iogurte para o lanche, o que achas?
Experimenta! ;)






Natacha Moura

www.Sabedoria-Natural.com
www.WonderLandStar.com

Sem comentários:

Enviar um comentário